Saiba Mais

Supremo Tribunal Federal confirma a decisão que isenta de imposto de renda os valores recebidos a título de pensão alimentícia

Você sabia que o Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão que isenta de imposto de renda os valores recebidos a título de pensão alimentícia? A decisão do STF põe fim a uma disputa entre governo e pensionistas que durava cerca de sete anos.

Segundo estimativas da Receita Federal, o governo deve agora deixar de arrecadar R$ 1,05 bilhão por ano.

O impacto fiscal, porém, pode ser bem maior, pois além de deixar de recolher o IR daqui para frente, quem recebe pensão alimentícia terá direito de pedir de volta o imposto de renda pago sobre as pensões recebidas nos últimos cinco anos!

Anteriormente à decisão, a pessoa que recebia a pensão tinha que recolher imposto de renda mensalmente sobre os valores recebidos.

Com a decisão do STF, esse rendimento não será mais considerado como tributável em sua declaração de Imposto de Renda.

Além disso, quem recolheu imposto de renda sobre pensão alimentícia nos últimos 5 anos poderá solicitar a devolução dos valores pagos. Se quiser saber mais sobre esse pedido de devolução dos valores, entre em contato conosco.

compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.